segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nas comemorações do 50 anos do Cristo-Rei

Cacilhas Também foi "Terra Mundo"



Ontem (16 de Maio) Cacilhas foi visitada por milhares de pessoas, que quiseram ver e acompanhar em procissão a imagem da Senhora de Fátima (a mesma que tinha visitado a Freguesia, 50 anos antes, quando foi inaugurado o monumento ao Cristo Rei).

A partir das 18 horas todos os caminhos iam dar ao Largo Alex Dinis. As pessoas acotovelavam-se rente às águas do Tejo ou em lugares com boa visibilidade como o Morro de Cacilhas, para verem a imagem da Senhora a chegar ao cais, assim como as barcas que lhe fizeram uma espécie de guarda de honra.

As velas foram-se acendendo, as individualidades passaram, assim como alguns estandartes e finalmente a imagem da Senhora dos Milagres de Fátima, protegida por uma espécie de redoma de vidro.

As pessoas continuavam a chegar para participar na procissão, como me comecei a sentir apertado e “zarpei” pela rua das Terras...

À medida que ia subindo pela Avenida 25 de Abril, reparava que as pessoas continuavam a chegar e a posicionarem-se nos melhores sítios, formando um cordão humano cada vez mais compacto.

Não deixa de ser curioso, que os grandes movimentos de massas que se registam na Localidade Ribeirinha, sejam motivados por festejos religiosos. O grande dia da Freguesia é a comemoração do Primeiro de Novembro, em que se evoca o Milagre da Senhora do Bom Sucesso, cuja imagem acalmou as águas tempestuosas do Tejo, durante o Terramoto de 1755.

Crónica de Luís Milheiro
cedida pelo autor para publicação neste blogue

Nenhum comentário: