terça-feira, 15 de julho de 2008

A 3ª Festa de Teatro de Almada - Julho de 1986


Numa altura em que o Festival de Teatro de Almada está a comemorar 25 edições, o Almada Cultural junta-se à celebração e aproveita a deixa para publicar imagens da 3ª Festa de Teatro de Almada, que aconteceu em 1986. É uma selecção de fotografias publicadas no "Jornal da Festa" desse ano.









A Festa de Teatro de Almada foi o evento que antecedeu (e originou) o Festival (de teatro) de Almada. A Festa, organizada pela Companhia de Teatro de Almada (nesse tempo ainda conhecida também como Grupo de Campolide) decorria nas ruas de Almada Velha e no "Sítio do Palco Amarelo", no Largo da Boca do Vento.A partir de 1988, a Festa de Teatro de Almada passou a realizar-se no Palácio da Cerca (equipamento autárquico, conhecido actualmente como Casa da Cerca).








Já nos anos 80, a Festa de Teatro era um dos eventos que mais mexia com a comunidade almadense. E, mesmo nos primórdios, apresentava já uma programação de grande qualidade. Hoje, é unanimemente reconhecido como um dos melhores festivais de teatro europeus.


Encontram mais informação no site da Companhia de Teatro de Almada:
http://www.ctalmada.pt/



E no blogue de António Vitorino, memórias das festas e festivais de teatro de Almada, nos anos 80 e 90:http://vitorinices.blogspot.com/2008/07/homenagem-ao-festival-de-almada.html

E aqui mesmo, no Almada Cultural (por extenso), uma entrevista com Joaquim Benite, em 1996 - ano em que o evento passou a designar-se simplesmente Festival de Almada:
http://almada-cultural.blogspot.com/2007/07/para-recordar.html

Um comentário:

Madalena Barranco disse...

Olá António,

É muito bom recordar... Deve ter sido linda essa festa de 1986, a contar pelos atores vestidos com roupas de séculos idos. E o carinho do povo pela arte é como um tesouro da história.

Beijos.