domingo, 4 de novembro de 2007

O Grupo de Dança de Almada: imagens e textos de 1991


Em 1990, Maria Franco e Marina Jacinto, professoras da Escola de Dança da Academia Almadense, lideravam a constituição de um novo, e promissor, colectivo artístico. Era o Grupo de Dança de Almada (GDA), antecessor da actual Companhia de Dança da cidade.
No momento em que a Companhia organiza a 15ª edição da Quinzena de Dança de Almada, julgámos oportuno divulgar aqui as imagens, e alguns textos, da temporada 1991 do GDA.



O texto de apresentação do GDA afirmava os objectivos da recém-formada companhia, nestes termos:

«A formação do Grupo de Dança de Almada surgiu na necessidade de proporcionar aos jovens do concelho uma carreira artística e profissional no campo da Dança, uma vez que não existia em Almada uma companhia ou um grupo que promovesse a divulgação desta actividade cultural e onde os jovens pudessem ser formados e integrados. O Grupo de Dança de Almada vai assim dar continuidade à formação básica em dança da Academia Almadense.»





Em Dezembro de 1990, o jovem Grupo de Dança recebia já a sua primeira consagração: «obtém o 1º Prémio da sua categoria e o Prémio da Crítica no concurso "Os Jovens e a Dança em Portugal" do programa Cultura e Desenvolvimento promovido pelo Conselho Português da Dança, numa iniciativa da Secretaria de Estado da Juventude», lia-se no livro promocional da temporada 1991.

Visitem a página web (actualizada) da Companhia de Dança de Almada, em:



(Nota final: as imagens aqui reproduzidas foram captadas numa sessão fotográfica do GDA no palco do cine-teatro da Academia Almadense, em 1990. Se a qualidade não é grande, será bom ressalvar que as condições para captação de imagem também não ertam as melhores: os bailarinos estavam a ser iluminados por projectores completamente desadequados para o efeito. As fotos são de David Ferreira, António Vitorino e Fernando Tavares. O desenho da capa é de Maria Arrozeiro)

Nenhum comentário: