terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O Carnaval nos rostos de Fernão-Ferro

Por: Bruno Rodrigues Martins

Fotos de: Bruno Rodrigues Martins

Foram às centenas os disfarces carnavalescos que conquistaram as ruas de Fernão-Ferro, no passado dia 1 de Fevereiro. Fadas e duendes, navegadores e palhaços, desfilaram juntos nas ruas da localidade, espalhando cor e folia.

Ninguém ficou indiferente ao desfile de Carnaval, oferecido pelas diversas escolas e infantários da freguesia. Ao todo, foram mais de 900 crianças a espalhar folia entre os moradores de Fernão-Ferro, que não ficaram em casa a “ver a banda passar”. Vestidos a rigor, como dita a lei do disfarce carnavalesco, saíram à rua e acompanharam os mais pequenos. Nem mesmo o Presidente da Freguesia de Fernão-Ferro, o Dr. Carlos Pereira, acompanhado da restante comitiva, ficou indiferente ao divertimento e à festa. Todos deram o seu «pezinho de dança», aos sabores do folclore do Entrudo, no qual as crianças foram as figuras principais.

Mensagem dos mais pequenos: No meio da diversidade de temas, o que mais saltou à vista foi o Meio Ambiente. A reciclagem, a defesa da natureza e a política dos 3R´s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), foram os temas em destaque nas muitas faixas e fatos do corso. A toada deste foi lenta, mas divertida, em muito por culpa do entusiasmo das várias crianças que nele participaram. Este não foi contudo o único do Concelho do Seixal, a julgar também pelas iniciativas das restantes freguesias. Ao todo e no mesmo dia, perto de 4 mil crianças desfilaram pelo concelho seixalense em nome do Carnaval de 2008.







Nenhum comentário: