segunda-feira, 14 de abril de 2008

Sebastião da Gama nas telas da Ecosd’Art



Tendo como objectivo homenagear o poeta e escritor Sebastião da Gama, a Ecosd’Art – Associação Cultural inaugurou no passado dia 12 de Abril, em intercâmbio com a Associação Cultural Sebastião da Gama, uma exposição de pintura de homenagem ao poeta da Arrábida.

Este evento cultural, integrado no programa festivo do 84.º aniversário do nascimento do poeta, está patente no Club Setubalense (ao lado do edifício da Aerset, em Setúbal) até ao dia 26 de Abril.

Tendo como principal lema ‘Pelo Sonho é que vamos’, a Ecosd’Art resolveu envolver-se na celebração do Dia Municipal da Arrábida, lançando aos seus artistas o repto de transpor para as paletas testemunhos daquele que foi o mais fiel pintor da ‘serra-mãe’.

Num valioso testemunho pictórico, estão expostos 29 trabalhos de Abílio António Pereira, Adelina Pereira, Amélia de Sousa, Ana Maria Godinho, Anabela Santos, António Lisardo, Cristina Ramalho, Fátima Alface, Fernanda Marialva, Idalina Meirinhos, Irene Delmar, Isabel Pena, Jaime Fidalgo, Maria Adelaide Fonseca, Manuel Garcia, Manuel Maia, Maria do Céu Batista, Maria do Céu Cardoso, Mary Carvalho e Teresa Quintela.

De salientar que no excelente desdobrável da exposição está inserido o notável poema ‘Arrábida’, de Artur Vaz, presidente da Ecosd’Art, ao qual extraímos:

Misteriosa
bela e encantada.
És para mim
o que foste
para Sebastião da Gama,
Um paraíso
Místico e espiritual.

Fonte
a brotar poesia
sobre o Sado,
que, em ninfas
de tule e âmbar,
envolve Tróia
num véu nupcial.


Para além dos artistas, estiveram presentes várias individualidades locais, entre as quais se salienta Joana Luísa Gama, viúva do homenageado. Abriu a exposição Helena Matos, presidente Club Setubalense, que depois de agradecer às duas associações considerou ser para a colectividade que preside «uma honra expor tão raro acervo de arte».

Seguiu-se João Reis Ribeiro, presidente da Associação Cultural Sebastião da Gama, que teceu em traços muitos gerais o perfil do escritor e pedagogo, salientando que as obras ali expostas «representam as inúmeras maneiras de interpretar a mensagem da obra e da vida de Sebastião da Gama», dando depois a palavra a Artur Vaz, que peremptoriamente disse: «esta exposição representa para além de acto cívico um verdadeiro e justo testemunho, pois a memória de Sebastião da Gama está sempre presente na nossa associação». Para finalizar, usou da palavra Ana José Carvalho, em representação do município de Setúbal, afirmando: «é de louvar esta exposição, integrada no programa de comemorações, que a autarquia está a levar a cabo no aniversário do poeta».

Eis pois uma mostra a não perder – pois tal como Sebastião da Gama nos diz no seu Diário, em1958, é preciso saber olhar, e nesta exposição está bem patente em cada quadro um pouco do seu caminho e dos seus murmúrios pela Arrábida.


Publicado no jornal Notícias da Zona
quinzenário, nº. 121, de 14 a 27 de Abril de 2008

Nenhum comentário: