terça-feira, 2 de setembro de 2008

Festa do Avante 2008 - programa do Palco 25 de Abril

Sexta-feira, 5

a partir das 21h00

Grande Gala de Ópera



com obras de Verdi, Mozart, Rossini, Bizet, Puccini, Leoncavallo, Bellini e Gershwin
interpretados pela Orquestra Sinfónica do Ginásio Ópera e Coro Lisboa Cantat


Sábado, 6

15h00 - X-Wife
16h00 - Mind Da Gap
17h00 - Galandum Galandaina e Toques do Caramulo
18h30 - Kumpania Algazarra

19h30 - Coal Porters
«Formados em Los Angeles, o The Coal Porters tinham originalmente uma sonotidade eléctrica. Após a sua mudança para Londres e de se terem verificado alterações na sua composição, iniciam-se em sons mais acústicos. Em várias digressões, nos EUA e na Europa, foram reforçando o seu prestígio junto do público e da crítica»

20h30 - Nuno Mindelis & Blues Big Band

«Nascido em 7 de Agosto de 1957, em Cabinda, Angola, Nuno Mindelis apaixonou-se pela guitarra logo aos cinco anos de idade. Aos nove, já tocava instrumentos construídos por ele próprio. Nessa época, ouvia Otis Redding, Booker T & The MG's, composta por Steve Cropper, Donald "Duck" Dunn e Al Jackson. Nuno admira estes músicos até hoje, e reconhece-os como uma influência importante no seu estilo»

21h30 - Vieux Farka Touré

«Desde a sua infância - que passou por Bamaco, capital do Mali, e por Niafunké, no deserto do Sahara - Vieux Farka Touré foi profundamente influenciado pela música do seu pai Ali Farka Touré. (...) Em 1999, Vieux decide tomar o destino nas suas mãos e ingressa no Instituto Nacional de Artes de Bamako. Ali descobre o seu verdadeiro chamamento quando pega na guitarra e começa a compor a sua própria música. Quando termina os estudos, o músico já era conhecido como um virtuoso da guitarra, conseguindo, na perfeição, emular a forma de tocar do seu pai»

22h30 - Júlio Pereira

«O novo disco "Geografias" marca o reencontro de Júlio Pereira com os palcos. Na Festa do Avante vai soar o virtuosismo do músico que revolucionou o panorama da música instrumental portuguesa»

23h30 - Da Weasel

«Estiveram na Festa do Avante em 2002 e 2005, ano que para os Da Weasel abriu um ciclo de amadurecimento, a entrada numa nova etapa. (...) Em 2008, para os Da Weasel não estamos no final de mais uma etapa da história da banda, mas apenas no princípio de mais um capítulo de um livro ainda com muita tinta por correr.»


Domingo, 7

14h30 - Terrakota
15h30 - Wraygunn
16h30 - Moncada (Cuba)
«Criado em 9 de Outubro de 1972, na Universidade de Havana, o desempenho musical dos Moncada sempre esteve ligado aos maiores concertos realizados em Cuba. Na primeira linha dos grandes acontecimentos políticos da Revolução Cubana ao longo destes anos, esta banda mistura música da trova e a canção de intervenção com as mais modernas sonoridades que atraem diferentes públicos»

18h00 - Comício

19h30 - Big Band do Hot Club de Portugal
«Nascida na sequência de uma série de workshops orientados entre 1986 e 1991 (...) a orquestra é formada por 17 músicos e apresenta uma formação instrumental semelhante às grandes big bands internacionais, incluindo nas suas estantes alguns dos melhores solistas de jazz portugueses. A Big Band do HCP trará à Festa um repertório clássico constituído por grandes êxitos do período do swing»

20h30 - Xutos& Pontapés
com Rock & Roll Big Band

«Dispensando apresentações, a maior e mais importente referência do rock nacional renova a sua presença no Palco 25 de Abril (...) Para dar ainda mais som e brilho ao espectáculo, os Xutos estarão acompanhados pela Rock & Roll Big Band, uma orquestra composta por saxofones, trombones e trompetes, dirigida pelo maestro e intérprete de jazz, Pedro Moreira»

(Informação retirada do programa oficial da Festa do Avante 2008)

Nenhum comentário: